lotterypost

FRUTICULTURA

lotterypost - Adeus às escadas! Novo método facilita colheita de maçãs 

O novo método de manejo consiste na condução do crescimento da planta facilitando a poda e reduzindo as horas trabalhadas no pomar

maças
Foto: IDR-Paraná

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) está testando um novo sistema de produção de maçãs.

Osistema Guyot duplo invertido, já utilizado em outros países, promete aumentar a eficiência da atividade, melhorar a qualidade dos frutos e facilitar a colheita.

Em Palmas, na região Sul do Paraná, a estação experimental do IDR-Paraná já colhe resultados positivos com o novo método.

As plantas são conduzidas para que os galhos se estendam em direções opostas, formando uma espécie de muro frutal. Esse formato facilita a poda, reduzindo o tempo de trabalho e os custos de produção.

O novo formato visa também facilitar a tendência que já se observa de colheita mecânica da fruta. “Está muito difícil contratar mão de obra para a tarefa de colheita dos frutos, pois é um trabalho complexo e que exige tempo e esforço físico, fora os riscos ao precisar subir em escadas para pegar as frutas mais altas”, disse o pesquisador Clandio Medeiros da Silva, do IDR-Paraná.

Além de facilitar a colheita, o sistema Guyot também oferece outras vantagens. A melhor aeração e insolação das plantas aceleram a maturação dos frutos, reduzem a incidência de doenças e melhoram a coloração das maçãs. O ambiente de trabalho também se torna mais seguro, pois não há necessidade de utilizar escadas para colher as frutas.

Importância da cultura da maçã no Paraná

A produção de maçã é altamente representativa para alguns municípios do Paraná, como Palmas, Lapa e Campo do Tenente. Em 2022, a cultura movimentou R$ 52,2 milhões no estado, com a produção de 26.291 toneladas em 984,6 hectares.

O novo sistema de produção pode ajudar a aumentar a competitividade da maçã paranaense no mercado nacional e internacional. “O Paraná tem potencial para se tornar um grande produtor de maçãs de alta qualidade”, afirma o pesquisador Clandio Medeiros. “O sistema Guyot é uma ferramenta importante para alcançarmos esse objetivo.”

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o lotterypost no Google News.
lotterypost Mapa do site