jogos épicos

NA TELA DO CANAL RURAL

jogos épicos - Confira os destaques do Cooperativismo em Notícia deste sábado (30)

O programa Cooperativismo em Notícia é veiculado pelo jogos épicos aos sábados às 8h30, com reprises às terças-feiras às 13h30

Cooperativismo em Notícia
Foto: divulgação

O jubileu Fecoagro 2023, a avaliação do ano agrícola catarinense e a operação Turismo Seguro desenvolvida pela Cidasc serão os nossos destaques da semana no programa Cooperativismo em Notícia.

Jubileu Fecoagro

Treze funcionários com 5 e 10 anos de casa foram homenageados este ano com um jantar em São Francisco do Sul.

O evento contou com a presença do conselheiro de administração da Fecoagro, Ademir Proner, do diretor executivo Ivan Ramos, da gerente administrativa e financeira, Janete Barcaro e do gerente de comunicação e marketing, Mauro Schuh.

Doze colaboradores são oriundos do complexo de fertilizantes da Fecoagro em São Francisco, e um, o editor-chefe do programa Cooperativismo em Notícia, o jornalista Dolmar Frizon, da matriz, em Florianópolis. Os funcionários com 5 anos de casa receberam um relógio personalizado e um certificado. Os funcionários com 10 anos de empresa receberam um vale-viagem no valor de três salários e meio.

Turismo

Agora, vamos destacar um movimento desencadeado pela Cidasc que busca proteger o território catarinense da entrada de produtos de origem animal e vegetal que não tenham a devida comprovação.

Blitz, várias delas, e em vários locais, educam os turistas sobre o que pode e o que não pode ser trazido. São barreiras educativas, onde o turista recebe orientações em um folder onde estão todas as dicas necessárias para ter uma ótima temporada, sem nenhuma dúvida. No caso dos produtos de origem animal, o foco da Cidasc é cuidar para que nenhuma doença venha de fora e contamine os nossos plantéis: seja a influenza aviária, doença de Newcastle, seja com a aftosa e tantas outras. Nesses casos, a tolerância é zero.

Ano agrícola

Primeiro foi o verão… que judiou demais. Depois, no inverno, teve pouco frio, apesar da alta umidade. Agora, foram as enchentes, que vieram para castigar o pouco de esperança que ainda restava. A safra de trigo teve 50% de perda. As frutas também tiveram queda de produtividade. Na olericultura, o prejuízo foi quase total. No arroz, quebra de 20%. Com animais mortos, o prejuízo bateu na casa dos R$ 7 milhões.

No milho e na soja, queda de 30 por cento. Enfim, de notícia boa, quase nenhuma. Isso tudo vai impactar nas contas públicas, porque a inflação da comida deve aumentar em 2024. A avaliação foi feita pelo secretário de estado da agricultura Valdir Colatto.

programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e é veiculado pelo jogos épicos aos sábados às 08h30, com reprises às terças-feiras às 13h30.

Sair da versão mobile
jogos épicos Mapa do site