gx gaming

EUA buscam acordo com Rússia para retomar embarques de frango

Nova restrição russa desqualifica produto norte-americano devido ao uso generalizado de cloroOs Estados Unidos têm a chance de retomar as exportações de frango para a Rússia se ambos os países chegarem a um acordo sobre a nova restrição russa ao produto tratado com cloro. Foi o que informou nesta segunda, dia 26, o subsecretário do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), Jim Miller.

? Estamos discutindo uma ampla variedade de opções com os russos. Nós certamente estamos interessados em ver se há um modo de resolver essas questões que seja favorável tanto para nossos produtores como para os consumidores russos ? afirmou ele.

A nova restrição russa, implementada em 1º de janeiro, efetivamente desqualifica todos os embarques dos Estados Unidos devido ao uso generalizado de cloro por parte de processadoras norte-americanas. Enquanto a Rússia rejeita o uso de cloro em qualquer etapa do processamento de frango, autoridades norte-americanas afirmam ser um método seguro, além de um bom modo de matar agentes patogênicos e proteger os consumidores de doenças de origem alimentar.

Miller, que retornou da Rússia na última sexta, dia 22, após vários dias de negociações, disse que os dois países ainda discutem “uma ampla variedade de opções”, incluindo a possibilidade de processadores norte-americanas alterarem suas operações. Ele acrescentou que pode ter que voltar para Moscou para novas conversações.

Contudo, Miller afirmou que se os países “não conseguirem alcançar uma solução satisfatória”, a Rússia terá que começar a buscar novos fornecedores, já que o país é fortemente dependente dos embarques norte-americanos. Os EUA embarcaram 645.382 toneladas de frango para a Rússia entre janeiro e outubro de 2009, avaliadas em US$ 675,2 milhões, segundo o Conselho de Exportações de Aves e Ovos do país. As informações são da Dow Jones.

gx gaming Mapa do site