scuf gaming

MT SUSTENTÁVEL

scuf gaming - Fazenda em MT é destaque na pecuária sustentável com rotação de pastagens e integração

A propriedade é conhecida no Brasil pela qualidade na seleção de touros e matrizes da raça nelore e possui 2.430 hectares usados para agricultura

A fazenda Jacamim no município de Nova Mutum (MT) é conhecida no Brasil pela qualidade na seleção de touros e matrizes da raça nelore. A propriedade se destaca quando o assunto é manejo de pastagens e a integração de sistemas sustentáveis.

Ela possui 5,6 mil hectares ao todo.São3,9 mil hectares abertos e outros 1.650 hectares que permanecem com vegetação nativa. A reserva, que equivale a 30% da área total da fazenda, possui 10% a mais do que exige a lei.

Foto: Leandro Balbino/scuf gaming Mato Grosso

A propriedade possui um rebanho de quatro mil animais. Lotação que permanece constante o ano inteiro, mesmo durante o período de estiagem, graças aos sistemas de manejo adotados. O gerente da fazenda, Antonio Candido Ceolin, comenta que 1,5 mil hectares foram formados na década de 1990 e que dez anos depois a área foi dividida em módulos.

“É importante ter esse sistema de pastejo rotacionado, que viabiliza colocar os animais em piquetes. Hoje trabalhamos com oito piquetes. Então, nessa época os animais permanecem por três dias em um piquete e os outros sete piquetes estão em descanso por uns 21 dias”, explica o gerente da propriedade.

Aproveitamento sustentável

Além de preservar as pastagens, o sistema contribui para melhorar o aproveitamento do local. O engenheiro agrônomo e um dos herdeiros, Rafael Vilela, conta que foi possível conseguir maior rendimento nas pastagens e com isso, aumento nos quilos por hectare de animais com praticamente o mesmo custo inicial.

Foto: Leandro Balbino/scuf gaming Mato Grosso

Fazenda realiza três safras por ano

Para a agricultura são destinados 2.430 hectares. A primeira safra é com soja. Em 2012 começou a ser plantada também a segunda safra com milho, em 80% da área anteriormente ocupada pela soja. Junto com o milho é semeado capim.

Foto: Leandro Balbino/scuf gaming Mato Grosso

Além do manejo com rotação de pastagens, há 17 anos é feita também a integração de sistemas. Na fazenda, após o milho ser colhido chega a vez dos animais ocuparem a área.

Outro destaque é a água de poço artesiano distribuída para bebedouros em toda a fazenda. Além de melhorar a qualidade, evita que o gado procure áreas com nascentes e cursos naturais, facilitando a preservação das Área de Preservação Permanente (APPs).

 

+Confira todos os episódios da série MT Sustentável

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do scuf gaming Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

scuf gaming Mapa do site