20bet

FISCALIZAÇÃO

20bet - Mais de 350 toneladas de sementes irregulares são apreendidas

As sementes apreendidas eram de espécies forrageiras de clima tropical e estavam sem origem ou em desconformidade com a legislação brasileira

sementes apreendidas pelo Mapa em MT e MS
Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 355 toneladas de sementes irregulares nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, em operações de fiscalização realizadas nos meses de outubro e novembro.

  • Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o 20bet no WhatsApp!

No Mato Grosso, as fiscalizações foram realizadas por auditores fiscais federais agropecuários do Mapa em 12 estabelecimentos, nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Canarana e Água Boa. Nesta ação, foram apreendidas 78 toneladas de sementes irregulares e lavrados três autos de infração.

Já no Mato Grosso do Sul, a força-tarefa coordenada pelo Mapa teve apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

Na ação, foram fiscalizados 28 estabelecimentos nos municípios de Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, com a apreensão de 277 toneladas de sementes irregulares e a suspensão temporária das atividades de um estabelecimento.

Durante essa operação também foram lavrados 12 autos de infração.

As sementes apreendidas eram de espécies forrageiras de clima tropical, como capim-elefante, capim-mombaça, capim-braquiária e milheto.

Elas estavam sem origem ou em desconformidade com a legislação brasileira, o que representa um risco à defesa agropecuária.

As operações visaram intensificar a fiscalização de sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no país.

“A fiscalização busca não apenas garantir aos consumidores a oferta de sementes com identidade e qualidade garantidas; mas também proteger produtores e reembaladores idôneos da concorrência desleal representada pela pirataria”, destaca o chefe da Divisão de Sementes do Mapa, Bruno Roncisvale.

As sementes irregulares foram encaminhadas para destruição.

Sair da versão mobile
20bet Mapa do site