jogos flamengo 2023

Termina primeira etapa da Caravana da Produção Agrícola em Tocantins

Técnicos puderam diagnosticar novas pragasDepois de percorrer uma área de mais de 40 mil hectares, terminou na última sexta, dia 6, a primeira etapa da Caravana da Produção Agrícola, realizada nas regiões de Pedro Afonso, Santa Maria, Campos Lindos e Palmeirante, em Tocantins. As visitas foram realizadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). 

O agricultor e pecuarista João Damasceno, que tem propriedade em Pedro Afonso, foi um dos visitados pela Caravana e elogiou a iniciativa.

? Às vezes, ficamos um pouco isolados na ponta da produção e os órgãos nem sempre sabem o que está acontecendo realmente nos campos. Ações como esta nos aproximam ? comentou. 

Segundo o diretor de defesa vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o resultado das visitas é positivo, já que foi possível traçar um perfil dos avanços e dos problemas enfrentados atualmente pelos produtores de grãos.

? Diagnosticamos o surgimento de pragas que antes tinha baixa ou nenhuma incidência por aqui, como a nematóide e o búfalo da soja. Com isso, já iremos desenvolver ações para auxiliar o produtor no controle dessas pragas ? explicou o diretor.

Ainda de acordo com Michelin, a intenção é que com as visitas seja elaborado um relatório traçando as particularidades agrícolas do Tocantins, alicerçando novas políticas públicas voltadas para a demanda encontrada.

Segundo dados do IBGE, Tocantins produziu, em 2008, 1.560.577 toneladas de grãos, em uma área plantada de 590.299 hectares. Já para 2009, a expectativa de crescimento é de mais 370 toneladas de grãos.

jogos flamengo 2023 Mapa do site