bet 1000

CRESCIMENTO

bet 1000 - Produção avícola da Bahia se destaca e lidera na região Nordeste

A Bahia desponta como principal produtora de frango no Norte e Nordeste do Brasil, ocupando a oitava posição no ranking nacional, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

frangos em granja, aves, avicultura, influenza aviária, gripe, Bahia
Foto: Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

Com um alojamento mensal de 16 milhões de pintinhos, que representa 2,6% do total nacional, a avicultura no estado apresentou um crescimento significativo nos últimos 10 anos, com uma taxa de 31%, superando a média nacional de 18%.

O setor avícola baiano tem se destacado também nas exportações, alcançando um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 2,6 milhões.

Além disso, contribui para a geração de empregos diretos, totalizando 15 mil postos de trabalho. Com uma produção de 396.000 toneladas de produtos cárneos, a avicultura baiana supre cerca de 58% da demanda estadual, evidenciando sua importância para a economia local.

Esse desempenho expressivo é resultado de um crescimento consistente, refletido pelo aumento de 31% na produção avícola do estado. A infraestrutura avícola da Bahia é robusta, contando com 14 agroindústrias sujeitas a rigorosas inspeções estaduais e federais.

Do total, 12 possuem Inspeção Estadual (SIE) e duas têm Inspeção Federal (SIF), demonstrando o compromisso com a qualidade e a conformidade com os padrões regulatórios. Além disso, o setor conta com 559 estabelecimentos registrados, sendo 33 destinados à produção de ovos e 526 voltados para o abate de aves, além de quatro incubadoras.

O Ligados & Integrados está na tela do bet 1000 de segunda a sexta-feira às 11h30.

Gostou desse tema ou quer ver outro assunto relacionado à avicultura e suinocultura? Envie sua sugestão para ligados@xfzygk.com ou para o número de WhatsApp (11) 9 7571 3819.

Sair da versão mobile
bet 1000 Mapa do site