what is prime gaming

Tempo

what is prime gaming - Frente fria vai espalhar instabilidades e baixas temperaturas; veja quando e onde

No Sudeste, por exemplo, uma nova onda de frio está prevista para o primeiro fim de semana de setembro

O fim de agosto e o começo de setembro terão ao menos dois pontos em comum quando o assunto é condição climática: pancadas de chuva e presença de frente fria.

Previsão da Climatempo indica, por exemplo, que áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul, deixando o céu carregado na área de Uruguaiana e com pancadas de chuva ocorrendo no estado até o fim desta quarta-feira (31).

Tem áreas de instabilidade se formando no Rio Grande do Sul, com o céu mais carregado na região de Uruguaiana. Até o fim desta quarta-feira (31) devem ocorrer pancadas de chuva. Para os próximos dias, junto com uma nova frente fria, essas áreas de instabilidade vão espalhar nuvens de chuva por boa parte da região Sul.

“Há expectativa de chuva principalmente entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, avisa a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo. “No Paraná deve chover, mas de forma menos intensa e mais isolada na metade sul do estado. Nas áreas mais ao norte do Paraná, a expectativa ainda é de tempo mais firme”.

Frente fria além do Sul

chuvas - rio grande do sul
Foto: Reprodução/Canva

No fim de semana, essa nova frente fria irá além da região sulista. Ela novamente mudará o tempo no Sudeste. Trata-se de um sistema que vai avançar de maneira costeira. Ou seja: os acumulados de chuva vão ficar, sobretudo na faixa leste de São Paulo e Rio de Janeiro, sul de Minas e zona da mata mineira.

Tempo firme no Nordeste

previsão do tempo - sol
Foto: Pixabay

O centro do Brasil vai seguir com tempo firme, assim como toda a área que vai do interior do Nordeste até o Acre. No entanto, continua a chover, até de forma expressiva, no extremo Norte do Brasil e na faixa leste nordestina.

Baixa umidade no Sealba

feijão carioca
Foto: Sistema Faep

Embora a chuva seja esperada na costa leste do Nordeste, as culturas de milho e feijão no Sealba estão sentindo falta da água, com a umidade do solo ficando baixa, sobretudo em áreas mais afastadas do litoral, informa Desirée.

“A chuva tem sido muito fraca, muito localizada. Isso tem prejudicado o índice de água disponível no solo nestas áreas produtoras do Sealba, sobretudo no nordeste da Bahia e, principalmente, nas regiões mais distantes do litoral”, diz a meteorologista.

Bom para as culturas de inverno

Algodão 1 Embrapa Algodão

No Sul, a umidade do solo tem beneficiado as culturas de inverno, até mesmo no norte do Paraná, que contou com chuvas nas últimas semanas. Ainda tem umidade suficiente para favorecer os cultivos de inverno no estado paranaense. O mesmo é válido para o sul de Mato Grosso do Sul, que, embora não tenha previsão de chuva nesses próximos dias, ainda tem água disponível no solo”.

O tempo seco no centro do país continua a beneficiar a qualidade das fibras de algodão e a secagem natural do milho. Além da maturação e colheita do trigo, da cana-de-açúcar e do café. Até mesmo os índices de baixa umidade, recorrentes durante as tardes na região Centro-Oeste, têm favorecido a maturação e a finalização da colheita do algodão, do milho segunda safra e do trigo, que está majoritariamente em fase de maturação e colheita em muitas áreas de Mato Grosso do Sul.

Frente fria na próxima semana

São Joaquim, Geada - frio - chuva
Foto: Mycchel Legnaghi

A previsão do tempo indica para a chegada de uma nova frente fria, com queda de temperatura no Sul do país, de domingo (4) para segunda-feira (5). Comparando com as mais recentes ondas de frio, essa tenderá a ser menos agressiva, indica a meteorologista da Climatempo.

“Hoje os modelos recuaram um pouco em relação ao frio e só estão indicando formação de geadas para o Rio Grande do Sul, no máximo nos pontos mais altos de Santa Catarina”, afirma Desirée Brandt.

what is prime gaming Mapa do site