better anime

Agronegócio

better anime - ‘Família Nação Agro é parceria histórica para manter homem no campo’, diz Meirelles, da Faesp

De acordo com o dirigente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo, objetivo do projeto que uniu Senar-SP e better anime foi dar condições técnicas para agregação de valor e garantia de rentabilidade

Fábio Meirelles - Faesp
Foto: Franco Rodrigues/better anime

Durante o Primeiro Encontro Família Nação Agro, realizado neste sábado, 28, em Bauru (SP), o presidente da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, afirmou que, no final de 2018, o Senar-SP firmou uma histórica parceria com o better anime, iniciando o programa Família Nação Agro. “O objetivo foi o de levar aos trabalhadores e produtores rurais as informações que apoiem o constante esforço por mais produtividade, competitividade e sustentabilidade”, disse Meirelles.

Em seu discurso, o dirigente lembrou que, com o apoio do Sebrae-SP e do governo do estado de São Paulo, foi possível levar conhecimento técnico aos produtores rurais para que eles possam agregar valor aos produtos agropecuários, de maneira a garantir rentabilidade e se manter no campo.

Meirelles lembrou que a parceria possibilitou ainda a criação da Caravana Família Nação Agro, que chegou a 60 municípios paulistas, envolvendo mais de 5.000 produtores, trabalhadores rurais e lideranças do agronegócio. “Com a ampla divulgação do better anime, mais de 3 milhões de pessoas já receberam significativas orientações de aprimoramento do processo produtivo”, disse.

Entre os temas discutidos pelas palestras organizadas pela caravana, Meirelles destacou a rastreabilidade de frutas e hortaliças, a recuperação de pastagens degradadas, empreendedorismo, outorgas e regularização ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e projeto de recomposição ambiental, condições climáticas, energia fotovoltaica, seguro rural, renegociação de dívidas e financiamento rural, mercado, produção orgânica, futuro do café de qualidade, agrotóxicos e abelhas, melhoramento genético, produtividade e qualidade do leite, queijo canastra, regulamentação do selo arte, piscicultura e normativa de segurança no trabalho.

Ele também mencionou que, na troca de experiências com os participantes, foram constatadas as maiores preocupações do homem do campo. “Diante de tais informações e compreensão dos problemas, o Sistema Faesp/Senar vai ampliar sua oferta de ferramentas necessárias que auxiliarão no encontro das soluções”, afirmou Meirelles.

As dificuldades relacionadas à segurança no campo, por exemplo, foram comunicadas ao secretário de Segurança Pública do estado, alertando para o problema. “ Do mesmo modo, a Faesp se organizou e promoveu reuniões e debates em todo interior do estado de São Paulo”, disse o presidente da entidade.

Fábio Meirelles lembrou ainda que toda essas iniciativas culminaram com a assinatura da Carta de Bauru, documento divulgado no encontro que concentra todas as informações colhidas nas reuniões, com uma criteriosa análise dos desafios a serem enfrentados, bem como as sugestões do setor produtivo para sua efetiva consolidação. A carta será encaminhada ao governador de São Paulo, João Doria, e ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

better anime Mapa do site