slots betclic

SUSTENTABILIDADE 

slots betclic - Ações e metas do Plano ABC+MT são debatidas em Cuiabá

Evento discute as principais estratégias para produção sustentável em Mato Grosso

Discutir estratégias de ação para uma produção mais sustentável em Mato Grosso foi um dos objetivos do Seminário do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+ MT). O evento aconteceu nesta terça-feira (21), em Cuiabá, para alinhar as ações do estado com o setor produtivo e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade na produção agropecuária.

Entre as principais metas do plano ABC+MT, se destaca a ampliação de sistemas de irrigação, sistema de plantio direto, integração de lavoura e pecuária, maior uso de bioinsumos, sistemas agroflorestais, recuperação de pastagens degradadas, manejo de resíduos animais e terminação intensiva de bovinos.

Foto: Alexia Oliveira/ slots betclic Mato Grosso


Segundo especialistas, através das metas estabelecidas, será possível diminuir a emissão de gases do efeito estufa, provenientes do processo agropecuário do estado. Espera-se que seja capaz de mitigar aproximadamente 89 milhões de toneladas de CO2, o que representa 9% da meta nacional. 

Adotar o plano garante alta eficiência 

O coordenador de Gestão e Inteligência em Sustentabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rodrigo Moreira Dantas, pontua que o produtor rural que adotar o plano ABC+ MT, vai garantir alta eficiência, baixo custo de produção, máxima produtividade e baixa emissão de carbono. 

“O produtor rural precisa comprar a ideia, ele é o foco do plano. Ele precisa entender que isso irá trazer maior produtividade, mais renda e mais movimentação econômica. Se o produtor rural não estiver convencido que práticas sustentáveis são a melhor solução, não vai adiantar”, frisa o coordenador.

Em Mato Grosso, o plano já está em sua segunda fase de desenvolvimento, a primeira foi iniciada em 2010, mas devido a pandemia da Covid-19, sofreu uma expressiva pausa em sua elaboração. Após o período, os trabalhos se iniciaram novamente, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT). 

Foto: Alexia Oliveira/ slots betclic Mato Grosso

Ao todo, participaram da construção outras 38 instituições, entre as principais a Casa Civil de Mato Grosso, Superintendência Federal de Agricultura, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer),Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato). Todas elas contribuem com ações a serem desenvolvidas até 2030, ano que foi estabelecido como meta do plano.

A superintendente de Agronegócios e Crédito da Sedec-MT, Linacis da Silva, afirma que as instituições estão integradas e com compromisso firmado para a realização das metas estabelecidas pelo plano. A expectativa é chegar em 2030 com uma agropecuária mais sustentável em Mato Grosso.

Já o assessor Especial daSedec-MT, Fábio Peixoto, destaca que o desafio hoje é colocar em prática as metas, que no momento são apenas números.

“As metas são apenas os números que a gente projetou com uma base técnica, então a gente precisava de um plano de ação, para colocar em prática. Então consultamos as próprias instituições que fazem parte, e fizemos um mapeamento para entender como que cada organização poderia contribuir e colocar o plano em ação”, explica o assessor.

 

*Sob supervisão de Viviane Petroli

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do slots betclic Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

slots betclic Mapa do site