bet you wanna tradução

Eleições

bet you wanna tradução - Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 32%

Levantamento encomendado pela Rede Globo de Televisão mostra o petista 12 pontos percentuais à frente do atual presidente da República

Encomendado pela Rede Globo de Televisão e divulgado na noite de segunda-feira (15), o mais novo levantamento eleitoral realizado pelo grupo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) mostra o ex-presidente Lula 12 pontos percentuais à frente do atual mandatário do país, Jair Bolsonaro. Enquanto o representante do PT aparece com 44% das intenções de voto, o membro do PL  conta com 32%.

Foi a primeira pesquisa realizada pelo Ipec sobre a corrida presidencial neste ano. A última havia sido divulgada pela empresa em dezembro de 2021. Na ocasião, ainda na condição de pré-candidaturas na disputa pelo comando do Palácio do Planalto, Lula tinha 48%; Bolsonaro, por sua vez, surgia com 21% das intenções de voto. Ou seja: no intervalo de oito meses, o petista recuou quatro pontos percentuais, enquanto que o seu oponente avançou 11% — e  assim a diferença entre os dois, segundo o mesmo instituto, caiu de 27 para 12 pontos.

O levantamento da vez do Idec foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-03980/2022. Os responsáveis pela pesquisa afirmam que ela entrevistou dois mil eleitores, espalhados em 130 municípios das 27 unidades federativas do país, de 12 a 14 de agosto — período em que a Justiça Eleitoral estava recebendo registros de candidaturas à Presidência da República. Segundo as métricas do próprio Idec, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais — para mais ou para menos — e intervalo de confiança de 95%.

Com a margem de erro, os dois candidatos mais bem colocados podem ter:

  1. Lula — de 42% a 46%;
  2. Bolsonaro — de 30% a 34%.

Outros números do Ipec

A pesquisa, que custou R$ 231.156,29 (valor pago pela Rede Globo de Televisão, que a encomendou), apresenta, ainda no cenário de primeiro turno, os seguintes números de outros postulantes ao comando do Poder Executivo do Brasil:

  • Ciro Gomes (PDT) — 6%;
  • Simone Tebet (MDB) — 2%;
  • Vera Lúcia (PSTU) — 1%.

Luiz Felipe D’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) aparecem com 0% das intenções de voto. Pablo Marçal (Pros) também ficou zerado no levantamento, mas a direção do partido decidiu retirar a candidatura dele para formalmente apoiar o ex-presidente Lula. Candidato registrado pelo PTB, Roberto Jefferson não teve o nome considerado na pesquisa do Ipec, pois, pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível até 2027.

Brancos e nulos somam 8%. Não sabem ou não responderam representam 7%.

Segundo turno

Uma eventual disputa de segundo turno entre Lula e Bolsonaro também foi considerada pelo Ipec. Nesse caso, o petista aparece novamente na dianteira: 51% das intenções de voto contra 35% do candidato do PL — com esse cenário, brancos e nulos são 9%, enquanto os que não sabem ou não responderam representam outros 5%.

O que é o Ipec?

ipec - logo
Foto: divulgação

Sigla para Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, o Ipec nada mais é do que a antiga divisão de pesquisas eleitorais do Ibope. O instituto surgiu oficialmente no mercado no início de 2021 e, agora, apresenta a sua quarta pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República.

Sair da versão mobile
bet you wanna tradução Mapa do site