gaming office tablet

Tempo

gaming office tablet - Frente fria e formação de ciclone extratropical

A estimativa é que a chuva atinja 100 milímetros em diversos estados brasileiros no decorrer da semana

A semana começa com chuva em todos os estados do Sudeste, onde há riscos de temporais. O desenvolvimento de um ciclone extratropical e a formação de uma nova frente fria vai deixar a costa da região Sul do país em alerta. Isso porque essa combinação ajudará a causar fortes rajadas de vento pelo Rio Grande do Sul e no sudeste e leste catarinense, com valores que podem chegar a 60 quilômetros por hora.

+ Como será o clima em outubro?

No Centro-Oeste, a semana começou com chuva. Ao menos em em pequenos pontos de Mato Grosso, norte de Goiás e sudeste de Mato Grosso do Sul, com risco de temporais e queda de granizo. Mesmo assim, grande parte da região segue quente e com sensação de abafamento.

As instabilidades associadas ao calor e à alta umidade provocam nuvens muito carregadas no Norte. Nesta segunda-feira (3), por exemplo, houve risco de temporais, chuva volumosa e persistente no Amazonas, em Rondônia, Roraima e no Acre. Por outro lado, o tempo seguiu firme no Tocantins e no extremo sudeste do Pará — com a umidade do ar ficando abaixo dos 30% no meio da tarde.

Frio no Sul, calor no Nordeste

previsão do tempo - sol
Foto: Pixabay

Enquanto a região Sul encara mais uma nova frente fria e aguarda pela passagem de ciclone extratropical, a maioria das áreas do Nordeste segue sem chuva, com muito calor e baixa umidade relativa do ar. Inclusive, índices abaixo de 30% ainda podem ser registrados no interior nordestino.

Nesse sentido, chove apenas no extremo oeste do Maranhão, do leste de Alagoas ao leste do Rio Grande Norte e do oeste ao sul da Bahia, incluindo a região de Salvador. No entanto, a chuva nessa faixa será mais isolada. As rajadas de vento em boa parte Nordeste chegará a cerca de 50 km/h.

Mais chuva, frente fria e ciclone

nova frente fria
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Ao longo desta semana, a chuva aumenta pelo Centro-Sul do país, com potencial para mais temporais e até queda de granizo, além de volume de água bem elevado. Além da circulação dos ventos em altitude, por causa da passagem de mais uma frente fria, o próximo fim de semana tende a ser marcado pelo desenvolvimento de outro ciclone extratropical no Sul brasileiro. E esse fenômeno climático dará origem a uma nova frente fria e, assim, ajudará a organizar um corredor de umidade.

Dessa forma, esse próximo ciclone extratropical ajudará no excesso de volume de água pelo Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país no fim de semana. Estima-se que o volume de chuva chegue até 100 milímetros em algumas áreas do Brasil. Além disso, o acumulado de água pode até superar esse valor em ao menos 13 pontos:

  1. Parte do Paraná;
  2. Oeste de Santa Catarina;
  3. Mato Grosso do Sul;
  4. Rio de Janeiro;
  5. Minas Gerais;
  6. Oeste e noroeste de Mato Grosso;
  7. Norte e oeste do Rio Grande do Sul;
  8. Pontos do norte, noroeste e leste do estado de São Paulo;
  9. Acre;
  10. Noroeste e norte do Amazonas;
  11. Norte de Roraima;
  12. Oeste e sudoeste de Rondônia;
  13. Sudeste de Goiás.
gaming office tablet Mapa do site