20 jogos cooperativos

Agricultores familiares do Tocantins recebem incentivo para criação de peixe

Produtores receberam alevinos de tambaquiA Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tocantins (Seagro) repassou para duas associações de produtores rurais da agricultura familiar 20 mil alevinos de tambaqui. A entrega foi realizada nesta última quinta, dia 12, no Centro de Produção e Pesquisas de Peixes Nativos, em Palmas. Os alevinos beneficiarão 53 piscicultores de Miracema e Colinas do Tocantins, sendo 10 mil para cada associação. 

Segundo a diretora de Produção Animal da Seagro, Érika Jardim, os incentivos para a produção de peixes no Estado são intensificados com ações que visam a melhoria da cadeia produtiva.

? A meta é estimular a criação de peixes para incentivar a economia, gerando emprego e renda na agricultura familiar ? explicou Érika.

A expectativa para 2009 é alcançar cerca de 5 mil toneladas de peixes no Tocantins. Em 2008 foram produzidas 4,5 toneladas. Ao receber os alevinos, o presidente da Associação de Piscicultores, Joel Lopes Filho, falou sobre os incentivos.

? Esse repasse de alevinos vai estimular a nossa produção. Ano passado produzimos 40 toneladas, mas em 2009 queremos alcançar mais de 50 toneladas ? enfatizou.

Atualmente o Estado conta com 360 piscicultores, entre eles quatro grandes produtores de alevinos. O Tocantins exporta peixe para Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os peixes mais exportados são: tambaqui, caranha, piau e alevino de surubim.

20 jogos cooperativos Mapa do site